Sai o câncer, entram as bactérias. Telefones celulares têm mais bactéria que teclados, solas de sapatos e até vasos sanitários!
Quem diz isso é uma pesquisa inglesa, feita por fonte nada suspeita: a loja Dial-a-Phone, especializada justamente em celulares.
O estudo recomendou a limpeza e desinfecção regulares dos celulares – sem isso, concluiu, eles podem se tornar um elemento de disseminação de doenças.
Segundo os dados da Dial-a-Phone, foi encontrada a bactéria staphylococcus aureus, que normalmente vive na pele, em celulares, teclados, trincos de portas e assentos sanitários. Só as solas dos sapatos escaparam dessa bactéria, mas tinham outras, de outras fontes. Em tempo: staphylococcus aureus pode causar de enfermidades leves a pneumonia, síndrome do choque tóxico e septicemia.
Essa mesma bactéria já tinha sido encontrada em vários celulares de médicos e enfermeiros da Irlanda do Norte, numa variedade resistente a tratamento, em pesquisa do Craigavon Area Hospital Group Trust, pouco menos de um ano atrás. Nesta pesquisa, 96% dos celulares indicaram a presença de bactérias, e 14% traziam a temível Staphylococcus Aureus. Veja os detalhes em http://www.cellular-news.com/story/16048.php.
A proposta da loja Dial-a-Phone foi comparar os índices de contaminação dos celulares com outros objetos do cotidiano. Ela divulgou a explicação de uma acadêmica, Joanne Verran, professora de Microbiologia na Universidade Metropolitana de Manchester:
“Celulares, da mesma forma que muitos objetos do dia-a-dia, como telefones e teclados de computadores, armazenam bactéria. Mas os celulares, por serem móveis, levados em bolsas ou bolsos e usados freqüentemente, próximos ao rosto, entram em contato com mais partes do nosso corpo e com um leque de bactérias maior que os vasos sanitários.” Argh!
Mas a professora continua: "Os celulares continham mais bactérias de pele que qualquer outro objeto. Isso pode ser devido ao fato de que esse tipo de bactéria profilfera em altas temperaturas e nossos celulares são perfeitos para fazer esses germes aumentarem porque ficam quentes em nossos bolsos, bolsas e pastas. Essas bactérias são tóxicas para humanos e podem causar infecções se têm a oportunidade de penetrar no corpo."
A pesquisa foi divulgada com afirmações bastante vagas, sem números. De qualquer forma, o texto completo pode ser encontrado em http://www.emediawire.com/releases/2007/1/emw497735.htm
Postado por - Sandra Carvalho - 19/01/2007 - 14:24
Nenhum comentário:
Postar um comentário